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  • 20/05/2025 11:07

Agência do INSS de Canoinhas reabre nesta segunda, mas só para agendados

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Segurados sem agendamento não serão atendidos, para que se evite aglomerações na agência

A agência do INSS reabre na segunda-feira, 5, em Canoinhas. Contudo, somente quem tiver agendamento confirmado pelo aplicativo Meu INSS, site da Previdência ou o número de telefone 135 serão atendidos. Quem for buscar atendimento sem agendamento será orientado a agendar o atendimento pelos canais disponíveis na internet e por telefone.

Sem médico perito, a agência de Canoinhas segue sem realizar perícias, porém, Mafra dispõe de uma médica perita, a mesma que estava lotada em Canoinhas e que se recusava a atender pacientes alegando síndrome do pânico. Ela foi transferida para Mafra no ano passado, onde retomou suas atividades há duas semanas.

Canoinhas disponibilizará dos serviços de avaliação social, cumprimento de exigência, justificação administrativa e reabilitação profissional. Quem necessitar de perícia médica deve ser encaminhado para cidades vizinhas.

"Segurados sem agendamento não serão atendidos, para que se evite aglomerações dentro e fora das agências", de acordo com orientações do Ministério da Saúde. "Portanto, não saia de casa à toa. Antes, proceda com o agendamento pelos canais acima citados", alerta a instituição.

COMO AGENDAR

O Instituto Nacional do Seguro Social informa todos os serviços que precisam de agendamento para que possam ser realizados em uma agência de atendimento. E, também, quais podem ser realizados à distância (internet ou telefone). Para agendar, acesse o Meu INSS (inss.gov.br e aplicativo para celulares) ou ligue para o telefone 135, de segunda à sábado, de 7h às 22h (horário de Brasília).

Desde 16 de julho, a emissão de extratos e outras declarações agora é feita principalmente pelo Meu INSS, sistema desenvolvido pelo INSS em conjunto com a Dataprev. Em caso de dificuldade, o segurado pode agendar para ser atendido na agência.

Vale mencionar que não é mais preciso agendamento para requerer o Salário-Maternidade e a Aposentadoria por Idade urbanos. Ao pedir, o segurado já tem o número do protocolo garantido e só vai ao INSS se for chamado.

Agendamento

Serviços que precisam de agendamento (Meu INSS ou telefone 135):

Aposentadoria por Idade (Rural)

Aposentadoria por Tempo de Contribuição

Atualizar Dados Cadastrais

Atualizar Dados de Imposto de Renda

Auxílio-Reclusão

Benefício Assistencial ao Idoso

Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência

Benefício Assistencial ao Trabalhador Portuário Avulso

Cadastrar Declaração de Cárcere/Atestado para Auxílio Reclusão

Cadastrar ou Renovar Procuração

Cadastrar ou Renovar Representante Legal

Carta de Concessão

Certidão por Tempo de Contribuição

Consulta de Extrato Previdenciário (Cnis)

Cópia de Processo

Desistir de Aposentadoria

Devolução de Documentos ou Processos

Emitir Certidão de Inexistência de Dependentes Habilitados à Pensão por Morte

Emitir Certidão para Saque de PIS/Pasep/FGTS

Extrato de Empréstimo Consignado

Extrato de Imposto de Renda

Histórico de Crédito de Benefício

Pecúlio

Pensão Rural

Pensão Urbana

Realizar Prova de Vida

Reativar Benefício

Reativar Benefício Assistencial Suspenso por Inclusão no Mercado de Trabalho

Recurso

Renunciar Cota de Pensão por Morte ou Auxílio-reclusão

Revisão

Salário Maternidade (Rural)

Seguro-Desemprego do Pescador Artesanal

Solicitar Desbloqueio do Benefício para Empréstimo

Solicitar Pagamento de Benefício não Recebido

Solicitar Valor não Recebido até a Data do Óbito do Beneficiário

Suspender Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência para Inclusão no Mercado de Trabalho

Transferir Benefício para outra Agência

Vista/Carga de Processos

Serviços que não precisam de agendamento para atendimento na agência:

Emissão de Senha para Acesso ao Meu INSS (quando não é possível fazer pela internet)

Consultar a Situação do Benefício

Consultar a Situação de Pedidos de Revisão e Recursos

Cálculo de GPS em Atraso

Inscrição na Previdência Social

Atendimento

Serviços que podem ser realizados sem sair de casa (Meu INSS e telefone 135):

Meu INSS

Todos os serviços disponíveis no Meu INSS podem ser realizados a distância. Vale ressaltar que, atualmente, é possível receber três benefícios automaticamente (a distância): Salário-Maternidade, Aposentadoria por Idade e Aposentadoria por Tempo de Contribuição (para este último, contudo, ainda é preciso agendamento presencial caso não seja possível ser concedido a distância). Abaixo, serviços disponíveis no Meu INSS, na ordem em que aparecem no site/aplicativo.

Aposentadoria por Idade (Urbana)

Aposentadoria por Tempo de Contribuição (Urbana)

Salário-Maternidade (Urbano)

Extrato Previdenciário (CNIS)

Simulação de Tempo de Contribuição

Histórico de Crédito de Benefício

Carta de Concessão

Resultado da Perícia Médica

Extrato de Empréstimo Consignado

Extrato do Imposto de Renda

Consulta de Declaração de Benefício - Consta/Nada Consta

Consultar a Revisão de Benefício do Artigo 29

Alterar Dados de Contato

Agendar Serviços

Conheça mais sobre cada um dos serviços do Meu INSS no site do INSS (menu lateral esquerdo, basta clicar em Meu INSS). Também é possível tirar dúvidas e saber outras informações sobre a central de serviços do INSS.

                Telefone 135

Informação sobre os serviços da Previdência Social

Agendar Serviços

Consultar Perícia Agendada

Verificar Data de Pagamento de Benefício

Pedir Informações sobre a Situação do Benefício

Atualização de Dados de Contato

 

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